Apresentação

Minha foto
Pedagoga e Psicóloga, formada pela FUMEC-B.H. em 1992/1998. Pós-graduada em Tanatologia. Psicóloga atuando com crianças, adolescentes e adultos, na linha Transpessoal. Diretora do Núcleo de Psicologia Suzana Drummond.

quinta-feira, 17 de março de 2011

NÃO ENGULA SAPOS



No dia-a-dia engolimos alguns sapos e também muitos brejos...
Às vezes deixamos o indivíduo falar o que pensa para não prolongar uma conversa, evitar uma discussão ou por insegurança de não ser aceito no grupo.
Mas, desconhecemos os malefícios que essa ação pode acarretar tanto à saúde como ao convívio social.
Se não falamos, não propiciamos a oportunidade de que os outros nos conheçam.  
O importante é estar atento à conversa para se colocar de maneira adequada.
Deixar de se expressar e omitir-se perante a vida pode nos deixar estressados, sabia?
O importante é se comunicar, se perceber, saber ouvir, ler e emitir opiniões.
O medo da exposição sempre tem escondido uma situação mal resolvida, repressão, incompreensão nos relacionamentos e relações complementares, seja no ambiente familiar, afetivo, social, educacional ou público.
São sábias as pessoas que preferem não falar em um momento de explosão ou quando não dominam o tema.
O mais sensato é esperar os ânimos se acalmarem para posteriormente falar do assunto, assim, como tomar ciência ou procurar pesquisar o que é desconhecido para se ter certeza nas suas colocações.
Desta forma "engolir sapos" não é saudável, o ideal é respirar profundamente e "contar até três" para então colocar sua opinião.
Palavras em alguns momentos valem "ouro" e aprender a estabelecer uma comunicação saudável permite aprender a expressar e aceitar os êxitos e as falhas.
O ideal é refletir, meditar e analisar as situações vividas que não deram certo ou que foram frustrantes.
É um exercício difícil, porém valioso para descobertas sobre amor próprio e aceitação pessoal e do outro.
Porém, deixar de dizer o que pensa causa tensão e estresse.
Quando o ser humano deixa de se expressar podem surgir sentimentos como culpa, raiva e medo, que estão interligados com as emoções que são desencadeadas pelos pensamentos, atos e omissões.
Essas falhas ocasionam agressividade e irritabilidade e levam a pessoa à depressão e isolamento, que é uma forma de mostrar ao ambiente externo que necessita de cuidado.
Vale uma dica, quando isto acontecer o ideal é procurar auxilio profissional - médico, psicólogo e outros profissionais da saúde - para que sejam restabelecidos o equilíbrio e o bem-estar de uma vida saudável.
Aprender a comunicar-se é uma arte da qual requer auxílio da sensatez, espontaneidade e criatividade favorecendo o crescimento pessoal e profissional, além de ter transparência política nas ações e reações relacionais.
Preste bastante atenção, de hoje em diante NÃO ENGULA SAPOS.


Fonte: SEGS Portal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário