Apresentação

Minha foto
Pedagoga e Psicóloga, formada pela FUMEC-B.H. em 1992/1998. Pós-graduada em Tanatologia. Psicóloga atuando com crianças, adolescentes e adultos, na linha Transpessoal. Diretora do Núcleo de Psicologia Suzana Drummond.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Você é resilente??


O termo resilente foi emprestado à Psicologia pela Física.
Pessoas resilentes são aquelas que têm a capacidade de passar por uma situação que poderia ser traumática e sair dela de forma renovada. São indivíduos que apresentam comportamento adaptativo frente a uma ameaça.
Nestes tempos de catástrofes naturais, como furacões, tsunamis,terremotos e enchentes, ou mesmo situações sociais degradantes, como, a miséria, o desemprego, a violência física e sexual, preconceito racial e religioso, exigem de centenas de pessoas flexibilidade para serem testadas, pressionadas, alteradas em sua vida psicológica.
É nítido que essas pessoas enfrentam maior estresse se comparadas com aquelas que estão fora de todos estes fatos. São pessoas que enfrentam perdas e medos, que se veem em situação difícil, nas quais o indivíduo cai ou opta por viver saltando obstáculos.
Só mais uma coisinha, é preciso ressaltar que o conceito de resilência pode ser considerado como uma resposta complementar a abordagem da vulnerabilidade, mas não corresponde à idéia de invencibilidade ou de insensibilidade. Remete, pelo contrário, para a idéia de flexibilidade e de adaptação.
E agora que sabe o que é, pergunto:
Você é resilente??
Deixe seu comentário.


Abraços

7 comentários:

  1. Não posso dizer, confesso, que a resiliência seja um dos meus pontos fortes. Mas tento ser... : )

    ResponderExcluir
  2. Oi Catarina, prazer você por aqui.
    Acredite que tudo é uma questão de aprendizagem.
    Abraços,
    Suzana Drummond

    ResponderExcluir
  3. Não sei se sou, acho que nunca passei por uma situação tão traumática, então ñ sei... Mas gostei muito de saber oq é, ñ fazia ideia que há alguém que passe por uma situação tão traumática e saia dela sem trauma nenhum, mas gostei de saber que isso é possível.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sá,
    legal você ter entrado em meu blog.
    Gostei de você logo de cara.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Indique para suas amigas e volte.
    Garanto que terá sempre um post novo com um assunto diferente.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. BOM MESMO É IR À LUTA COM DETERMINÇÃO, ABRAÇAR A VIDA E VIVER COM PAIXÃO, PERDER COM CLASSE E VIVER COM OUSADIA. POIS O TRIUNFO PERTENCE A QUEM SE ATREVE, E A VIDA É MUITO BELA PARA SER INSIGNIFICANTE

    ResponderExcluir
  6. Oi Penelope,

    concordo com você em gênero, número e grau.
    Principalmente na minha profissão tenho que estar preparada para encontrar diversos tipos de pessoas, resilentes ou não.
    Seja bem vinda!
    Bjo

    ResponderExcluir