Apresentação

Minha foto
Pedagoga e Psicóloga, formada pela FUMEC-B.H. em 1992/1998. Pós-graduada em Tanatologia. Psicóloga atuando com crianças, adolescentes e adultos, na linha Transpessoal. Diretora do Núcleo de Psicologia Suzana Drummond.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Parábola do Pote


Um sábio mestre pegou um pote de barro e chamou o seu discípulo. Colocou algumas pedras muito grandes dentro do pote e perguntou-lhe: “O pote está cheio? E o discípulo respondeu: “Sim”!
O mestre pegou uma sacolinha cheia de pedregulhos e a virou dentro do pote, e tornou a perguntar ao seu discípulo: “E agora, o pote está cheio?”E ele respondeu: “Sim, mestre. “Desta vez o pote está totalmente cheio”.
 
O sábio, então, pegou uma lata de areia e a derramou dentro do pote. A areia preencheu os espaços entre as pedras grandes e os pedregulhos. Num ímpeto, o discípulo se adiantou: “Pronto! Agora acabou, mestre. Não é possível colocar mais nada nesse pote!”.
 
O mestre respondeu-lhe com um sorriso e virou uma jarra d’água dentro do pote, que, encharcando a areia, desapareceu.
Depois disso, o sábio pegou outro pote de barro e pediu que o discípulo repetisse a experiência, mas na ordem inversa. No momento de colocar as pedras grandes, estas não couberam no vaso, pois parte dele já havia sido preenchido por coisas menores.
Diante disso, o mestre concluiu a lição: 

“O pote de barro é a nossa vida; a nossa disponibilidade de tempo é o que cabia no pote. As pedras grandes são as coisas realmente importantes da vida: o seu crescimento pessoal e espiritual e seu relacionamento com a família e amigos. Se você der prioridade a isso e se mantiver aberto para o novo, as demais coisas ajudarão por si: seus afazeres diários, bens e direitos materiais, lazer e todas as demais atividades menores que completam a vida. No entanto, se você preencher sua vida com coisas pequenas, as coisas realmente importantes nunca terão espaço suficiente em sua vida”. 
                                                                                                                    ( 
Autor desconhecido )



Amigos, para pensar, refletir e ajudar...
Beijos,
Suzana

10 comentários:

  1. Oi Su.. temos que selecionar e priorizar o que vamos colocar nos nossos "podes".
    Se enchermos de coisas supérfluas e desnecessárias, não sobrará espaço para as coisas que realmente importam.

    Um beijo...

    MA

    ResponderExcluir
  2. Ma,

    temos que selecionar tudo na nossa vida; a começar pelos nossos pensamentos, lembra-se da postagem de ontem, pois é mais ou menos assim...
    Beijos,
    Suzana

    ResponderExcluir
  3. Su..tem um selinho pra vc no meu blog.
    bjkas
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Oi Sú..que sábia sua postagem..muito rica!
    “O pote de barro é a nossa vida; a nossa disponibilidade de tempo é o que cabia no pote...demais!!
    Bjos querida
    Roberta

    ResponderExcluir
  5. Temos mesmo que selecionar, priorizar as coisas importantes da vida, não devemos nos deixar levar pelos pequenos problemas que nos tomam tempos e não nos levam a lugar algum,,,grande beijo de lindo dia pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Uma belíssima reflexão Suzana!.. Devemos sempre priorizar o que de fato seja importante em nossa vida!

    Um grande beijo em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  7. Ola Suzana, que bom que gostou do meu blog!!! Gostei bastante do seu e tambem vou ficar por aqui para visitar sempre. Acho que teremos algo em comum futuramente, pois vi que vc e psicologa, e eu tenho uma grande vontade de fazer esta faculdade. Espero comeca-la ano que vem!!! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a parábola do pote. Vou imprimir e colocar num lugar de forma a poder vê-la e lê-la quando me aprouver sem ter que a procurar. Gostei e vou tentar segui-la. Sabemos todos estes conceitos, mas é sempre bom recordá-los e pô-los em prática. Bom domingo. : )

    ResponderExcluir
  9. Meus amigos,

    que bom que gostaram da postagem.
    Adoro parábolas e metáforas, elas transmitem de uma forma sutil o recado que precisamos dar...
    No trabalho que realizo com hipnose ela é muito utilizada e o resultado é sempre bom...
    Beijos a todos e bem vinda Waleska.
    Suzana

    ResponderExcluir