Apresentação

Minha foto
Pedagoga e Psicóloga, formada pela FUMEC-B.H. em 1992/1998. Pós-graduada em Tanatologia. Psicóloga atuando com crianças, adolescentes e adultos, na linha Transpessoal. Diretora do Núcleo de Psicologia Suzana Drummond.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O que é neurose?

A um tempo atrás, uma seguidora querida sugeriu este tema... 
Antes tarde do que nunca...
Espero que seja elucidativo...


Neurose, também conhecida como psiconeurose ou distúrbio neurótico, é um termo que se refere a qualquer desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade, porém ao contrário da psicose e algumas outras desordens mentais, não impede ou afeta o pensamento racional.
Para diferenciar entre neurótico e neurose: "neurótico", ou afetado pela neurose, é o termo que descreve a pessoa com depressão ou ansiedade, falta de emoções, pouca autoconfiança, e/ou instabilidade emocional. 
Como doença a neurose representa uma variedade de condições psiquiátricas, nas quais a angústia emocional ou conflito inconsciente são expressos através de várias perturbações que podem ser físicas, fisiológicas e/ou mentais.
O sintoma definitivo é ansiedade. Tendências neuróticas são comuns e podem se manifestar como depressão, ansiedade aguda ou crônica, tendências obsessivo-compulsivas, fobias e até desordens de personalidade.
Neurose não deve ser confundida com psicose, a qual se refere à perda de contato com a realidade.
Há muitas formas específicas diferentes de neurose: piromania, desordem obsessivo-compulsiva, neurose ansiosa, histeria (na qual a ansiedade pode ser descarregada través de sintoma físico), e grandes variedades de fobias.
A neurose pode ser tratada por diferentes métodos.
Existe a psicoterapia e vários remédios para aliviar os sintomas e elevar a sensação de auto-estima.

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Neurosis" (en.wikipedia.org/wiki/Neurosis).



5 comentários:

  1. Oi Sú!
    Gostei do seu post..muito importante sabermos sobre este assunto!
    Bjoss e bom dia;)
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Su..querida amiga!!

    Adorei o tema.
    Obrigada por posta-lo.
    Vc pode contar comigo, sempre..
    Beijo...
    Ma

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzana,
    Muito boa a sua explicação sobre este distúrbio que ataca milhares de irmãos nossos. Ainda bem que existe tratamento para este mal. Gosto destes temas que elucidam problemas de saúde e nos dão a chance de conhecer mais a respeito.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  4. Olá Suzana!.. Sempre bom termos esclarecimentos, que como bem disse a Maria, afeta a tantas pessoas!

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  5. Minhas amigas,

    que bom que vocês gostaram, vou procurar colocar mais posts deste tipo, acredito que existe muito assunto a ser divulgado.
    Beijos,
    Suzana

    ResponderExcluir