Apresentação

Minha foto
Pedagoga e Psicóloga, formada pela FUMEC-B.H. em 1992/1998. Pós-graduada em Tanatologia. Psicóloga atuando com crianças, adolescentes e adultos, na linha Transpessoal. Diretora do Núcleo de Psicologia Suzana Drummond.

domingo, 13 de março de 2011

Relaxamento


Do ponto de vista Oriental, o relaxamento é um simples efeito, não é a causa de bem estar, mas conseqüência natural de um prática disciplinada, do controle da mente, das emoções e dos ritmos corporais.
Do ponto de vista médico-psicológico Ocidental, relaxamento é um método de recondicionamento psico-fisiológico. Ocupa posição de destaque, no campo das psicoterapias, porque interfere na comutação dos processos fisiológicos, na auto-regulação, ritmo, memória, reações e coordenações dos mesmos, alterando reações de personalidade, ante retroações emocionais.
Além de " desatar" o interno, o relaxamento não só descansa, interferindo na administração do estresse, como coordena estruturas psicobiológicas em vivências psicoterápicas.
Conseguimos nos relaxar utilizando de várias técnicas como: a  respiração, meditação, yoga,
caminhada em lugar tranqüilo, etc
Uma técnica de meditação simples que cabe no seu dia a dia, não toma muito tempo e que você pode praticar até no seu serviço, preste atenção:

Sente-se aí mesmo na cadeira do trabalho com a coluna bem alinhada e os pés apoiados no chão. Se desejar você pode se sentar no chão com as pernas cruzadas.
Respire bem tranquilamente e focalize o pensamento no seu mundo interior. Saiba que vários pensamentos vão passar na sua mente e você tem o poder de escolher apenas os melhores, opte por aqueles pensamentos de luz, de paz.
Fique apreciando aquela sensação por alguns e minutos e volte lentamente ao mundo exterior. Essa experiência de apenas alguns minutos pode fazer muita diferença no seu dia a dia, tornando-o mais leve e menos estressante.
Boa sorte!!

6 comentários:

  1. Boa!! Vou fazer...tô precisando..rsrs

    Aproveito para lhe convidar a participar do sorteio que estou realizando no meu blog Desce Mais Uma!.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    obrigada pela visita.
    Espero que realmente faça, garanto que com a prática dá resultado.
    Abraços,
    Suzana Drummond

    ResponderExcluir
  3. Boa sugestão! Sabemos o que devemos fazer (nem sempre) mas, por vezes, é necessário que alguém nos faça recordar. Esse alguém vai ser a Suzana! : )

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a você!
    Farei você recordar muitas coisas que já sabe e talvez até venha aprender algo novo...

    ResponderExcluir
  5. Sim, vou de certeza aprender coisas novas com a Suzana e, por isso, virei aqui todos os dias. : )

    ResponderExcluir
  6. Rsrs, sabe que isto é um grande incentivo para quem está começando um blog? Legal da sua parte!

    Abraços

    ResponderExcluir