Apresentação

Minha foto
Pedagoga e Psicóloga, formada pela FUMEC-B.H. em 1992/1998. Pós-graduada em Tanatologia. Psicóloga atuando com crianças, adolescentes e adultos, na linha Transpessoal. Diretora do Núcleo de Psicologia Suzana Drummond.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que são compulsões?


São comportamentos ou atos mentais repetitivos também chamados de rituais ou compulsões.
Muitas pessoas sofrem de uma ou outra forma de comportamento compulsivo.
Existem comportamentos compulsivos diversos tais como: o comprar compulsivo, comer compulsivamente, o jogo patológico, ou até mesmo puxar e arrancar os cabelos.
Existem ainda compulsões mentais como repetir palavras, frases, números, orações; fazer contagens ou listas; marcar datas, etc.
O paciente executa geralmente os rituais, em resposta a obsessões, com a finalidade de reduzir o desconforto ou apreensão que as acompanha, ou para prevenir desastres que imagina que possam ocorrer, ou mesmo em virtude de regras auto-impostas, que devem ser seguidas rigidamente.
Estes rituais geralmente não possuem conexão realística direta com o que desejam prevenir ou neutralizar e são claramente excessivos.
Podem ser observáveis ou encobertos.
Quando uma pessoa tem uma compulsão, ela freqüentemente se encontra aprisionada a um padrão de pensamentos repetitivos e sem sentido - e na verdade, esses comportamentos 
podem não ser fáceis de serem superados.
A maioria das compulsões patológicas é tratável, quer seja com medicamentos, com psicoterapia, ou o que nos parece ser o mais eficaz, em uma combinação de ambas as abordagens terapêuticas. 
(O tema para esta postagem foi sugerido por uma seguidora do blog. Espero que gostem.)





2 comentários:

  1. Oi Suzana.
    Obrigada pelo texto tão explicativo.
    Ah..não querendo abusar..ja abusando...
    Vou sugerir outro tema: neurose.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Ma,

    legal ter gostado, quanto ao outro deixa comigo.
    Bj
    Suzana

    ResponderExcluir